A Contribuição dos Programas da Qualidade na Competitividade: Estudo de Caso no Mercado Brasileiro de Polipropileno
Contribution of Quality Programs for Competitiveness: A Case Study for the Brazilian Market of Polypropylene
Toledo, José Carlos de; Carvalho, José Luiz M.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282002000400006
Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol.12, n4, p.240-247, 2002
Resumo
Quando as empresas brasileiras despertaram para uma busca mais efetiva da competitividade, após a abertura comercial, os programas da Qualidade tiveram uma grande difusão em muitos setores e a busca da satisfação do cliente, associada à redução de custos, tornou-se um objetivo muito importante para as mesmas. Neste trabalho procurou-se investigar a contribuição dos programas da Qualidade adotados em empresas petroquímicas para a sua competitividade, analisando o caso das resinas e compostos de polipropileno e a relação entre as fabricantes e transformadoras desses produtos. Os resultados obtidos na pesquisa ampliam o conhecimento das relações cliente-fornecedor entre as transformadoras e as petroquímicas e permitem estabelecer padrões distintos de qualidade para os mercados de compostos e resinas de PP. A satisfação dos clientes pesquisados foi verificada e, à medida que se conquistou a qualidade assegurada de fornecimento e se direcionaram as estratégias das empresas para a satisfação dos clientes, identificou-se uma real contribuição dos programas da Qualidade para a melhoria da competitividade das empresas.
Palavras-chave
Qualidade, competitividade, petroquímica, polipropileno, indústria de transformação, Quality, competitiveness, petrochemical, polypropylene, processing industry
Abstract
When Brazilian companies became aware of the need to search for competitiveness, after the opening of the National marked in the 1990’s, quality programs were widely disseminated in many sectors and customer satisfaction became a very important issue. This study investigates the contribution of quality programs adopted in petrochemical companies for their competitiveness, analysing the case of polypropylene’s resins and compounds and the relationship between their producers and processors. The results obtained extend the knowledge about customer-supplier relationship between processor and petrochemical companies. Also, the research findings make it possible to establish two distinct quality patterns for polypropylene’s compounds and resins markets. Customer satisfaction was confirmed in the survey. It was observed that quality programs did improve the competitiveness of the companies, after the latter ensured the quality of supply procedures and focused on customer satisfaction.
Keywords
Quality, competitiveness, petrochemical, polypropylene, processing industry
References
1. Coutinho, L. & Ferraz, J. C. – "Estudo da competitividade da indústria brasileira". Papirus, Campinas (1994).
2. Netz, C. - Exame, 468, p. 92-98 (1990).
3. Druck, M. G. - "A 'cultura da qualidade' nos anos 90: o caso da indústria petroquímica da Bahia", in: Anais do 14º Encontro Nacional da ANPOCS, Caxambu (1995).
4. Carvalho, J. L. M. - "A Contribuição dos Programas da Qualidade na Competitividade de Empresas Petroquímicas: o caso do polipropileno", Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, Brasil (2000).
5. Guerra, O. F. - Cad. CRH, 21, p. 48-67 (1994).
6. Guerra, O. F. - "Estrutura de mercado e estratégias empresariais: o desempenho da petroquímica e suas possibilidades futuras de inserção internacional", CNI-SESI/DN, Brasília (1994).
7. ABIQUIM - "A competitividade da indústria química brasileira", São Paulo (1996).
8. Pascalicchio, A. C. & Silva, R. R. O. – Economia & Empresa, 2 (1), p. 53-66 (1995).
9. Porter, M. E. - "Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência", Campus, Rio de Janeiro (1991).
10. Haguenauer, L.; Ferraz, J. C. & Kupfer, D. S. – "Competição e internacionalização na indústria brasileira", in: O Brasil e a economia global, Baumann, R. (org.), Campus/SOBEET, Rio de Janeiro (1996).
11. FPNQ – "Critérios de excelência: o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho", São Paulo (1997).
12. Garvin, D. A. - "Gerenciando a qualidade", Qualitymark, Rio de Janeiro (1992).
13. Merli, G. - "Eurochallenge: the TQM approach to capturing global markets", IFS Ltd, Oxford (1993).
14. O Plástico no Brasil - Plásticos em Revista, 470 (2002).
15. Toledo, J. C. - "Gestão da mudança da qualidade do produto", Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, Brasil (1993).
16. Possas, M. L. - "Estruturas de mercado em oligopólio", Hucitec, São Paulo (1990).
17. Kon, A. - "Economia industrial", Nobel, São Paulo (1994).
18. Preços alinhados: os reflexos do acordo OPP/Cuyo. – Plásticos em Revista, 435, p. 29 (1999).
19. Ellram, L. M. - Journal of Purchasing and Materials Management, p. 8-14 (1990).
20. Slack, N. - "Administração da produção", Atlas, São Paulo (1997).
21. Selltiz, C. - "Métodos de pesquisa das relações sociais", Herder, São Paulo (1965).