Polímeros: Ciência e Tecnologia
https://revistapolimeros.org.br/article/588371977f8c9d0a0c8b498b
Polímeros: Ciência e Tecnologia
Editorial

Jubileu de Prata da Associação Brasileira de Polímeros

Frollini, Elisabete

Downloads: 0
Views: 863


Mensagem do Presidente


Neste mês de setembro a ABPOL estará completando 25 anos de relevantes serviços prestados à comunidade polimérica no país.
Durante o 12º Congresso Brasileiro de Polímeros que acontecerá entre os dias 22 e 26 de setembro deste ano em Florianópolis-SC, ocorrerão solenidades que celebrarão a passagem por esta marca alcançada pela nossa associação.
Aproveito também está oportunidade, quando termina o meu segundo mandato a frente da ABPOL, para fazer um agradecimento especial a todos os diretores que compartilharam comigo a importante e desafiadora missão de comandar a nossa associação nos últimos quatros anos.
Gostaria também de agradecer aos conselheiros e sócios de todas as modalidades que nos ajudaram nesta jornada.
Tenho grande satisfação ao encerrar meu período como presidente em constatar num trabalho realizado em equipe que deu continuidade a gestão anterior observar o fortalecimento institucional da ABPOL, atingindo um equilíbrio financeiro há muito desejado, o crescimento e ampliação das nossas regionais, o trabalho fantástico realizado nas comissões técnicas e cursos oferecidos e finalmente talvez o maior destaque pelo renome internacional recentemente alcançado pela revista polímeros dentre outras conquistas.
Finalmente gostaria de expressar minha visão de que neste momento o nosso país passa por grandes transformações sejam no campo econômico, politico e social. Tenho também a certeza de que temos responsabilidade e grandes desafios a serem vencidos no que diz respeito à questão científica e tecnológica e em especial na área de polímeros. Por outro lado acredito que o esforço para obtermos sucesso nesta empreitada só será alcançado, se for empreendido de forma coletiva, se a nossa comunidade tiver uma visão de futuro clara e souber identificar quais são as nossas maiores e principais demandas e for capaz de desenvolver as estratégicas mais eficazes para se chegar ao objetivo final que é de se construir um país melhor.
Desta forma, estou totalmente convencido que participar ativa e efetivamente na ABPOL é um importante meio e oportunidade por ser reconhecidamente um dos principais e legítimos fóruns existentes para a discussão e geração de ideias, projetos e realizações de nossa importante comunidade.

Editorial


Em 1988 nasceu a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), um acontecimento que atendeu aos anseios da comunidade científica do país que atuava na área de Polímeros à época. A partir deste momento, os profissionais desta área passaram a ter a possibilidade de atuar de forma associada. Em 1991, ano que pode ser considerado como um dos marcos da ABPol, foi organizado o 1º Congresso Brasileiro de Polímeros (1º CBPol), na cidade de São Paulo (SP). Neste mesmo ano, foi lançado este periódico, a Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, a qual foi distribuída no 1º CBPol.
De forma ininterrupta, a ABPol vem contribuindo significativamente para o avanço da área no país, quer seja ministrando cursos, organizando ou apoiando eventos científicos, ou publicando a Revista Polímeros. Neste ano do Jubileu de Prata da ABPol, acontece o 12º CBPol (Florianópolis, SC), um Congresso extremamente relevante para a comunidade que atua em Polímeros, conforme comprovado pelo crescente número de participantes das áreas Acadêmica e Industrial, assim como pela qualidade dos trabalhos apresentados.
A Revista Polímeros vem acompanhando o progresso observado na Associação e nos Congressos, o que pode ser tomado como um indicador da sintonia existente nas ações da ABPol. Este processo de consolidação foi consequência da importante iniciativa de um grupo de pessoas que levou a criação da ABPol, assim como da contribuição de muitos, ao longo destes 25 anos, para com o aprimoramento de todas as ações desenvolvidas. Para estes colegas, em nome de todos aqueles que foram beneficiados pelas inúmeras atividades de autoria da ABPol, enviamos nossos sinceros agradecimentos pela dedicação e comprometimento nas diversas tarefas desempenhadas.
588371977f8c9d0a0c8b498b polimeros Articles
Links & Downloads

Polímeros: Ciência e Tecnologia

Share this page
Page Sections